Clínica San Pietro
Facebook Instagram Whatsapp(47) 98404-7741
Facebook Clinica San Pietro
Instagram Clinica San Pietro
Youtube Canal San Pietro

47 3351-3636
Av. Primeiro de Maio, 62 – Centro - Brusque - SC Acessar mapa
Dr. Laércio Cadore - Diretor Técnico Médico - CRM-SC 4656 / RQE 1524 / RQE 4113

Ritidoplastia Face Lifting

É a cirurgia plástica de rejuvenescimento facial. Quando olhamos para um rosto podemos ver nitidamente os sinais de envelhecimento e que dificilmente podem ser escondidos, como rugas de expressão, marcas sulcadas de dobras constantes da pele, quedas e sobras de pele formando sulcos e excessos de gordura/pele formando papadas e bolsas.

Através desta cirurgia, pode-se atuar em diversos segmentos da face como elevar o canto externo da sobrancelha, suspender a região das bochechas, esticar a pele do pescoço, diminuindo as papadas e o duplo queixo, reduzir os sulcos ao lado da boca e em torno dos lábios. Enfim, levanta-se a pele erguendo o visual da face como um todo, de maneira harmoniosa para deixar a face naturalmente mais jovem, com aparência saudável e descansada.


Recomendações:
Recomendações Pré-operatórias:
Comunicar-se com seu cirurgião plástico até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc.
Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação.
Não ingerir bebidas alcoólicas ou refeições pesadas, na véspera da cirurgia.
Não ingerir AAS (acido acetil salicílico), melhoral, Buferim, nos 15 primeiros dias que antecedem a cirurgia.
Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.
Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 4 a 5 dias.
Recomendações Pós-operatórias:
Repouso de atividades físicas, mas mobilize os membros inferiores, faça pequenas caminhadas dentro de casa.
Deitar com o tronco elevado por travesseiros. Não deitar de lado ou de bruços.
Banhos molhando a cabeça somente com a autorização da equipe cirúrgica (geralmente no dia seguinte à cirurgia);
Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de uma semana.
Obedecer à prescrição médica.
Voltar ao consultório para os curativos subsequentes, nos dias e horários estipulados.
Não arranque as “casquinhas” e crostas que vão se formando. Elas irão se soltar naturalmente.
Não usar cremes hidratantes até a retirada total dos pontos. esfoliantes e despigmentantes somente após avaliação do cirurgião (geralmente depois de 3 meses).
Somente é permitido lavar o rosto com sabonete antisséptico e cremoso e os cabelos após o 2º dia da cirurgia, permitido uso de secador frio.
É comum o(a) paciente observar assimetrias e pequenas irregularidades na face e sensibilidade também é diferente nesta fase. É comum o relato da sensação de que a pele parece papel e pequenas nodulações podem ser percebidas ao acariciar a pele. Correspondem a pontos de cicatrização e deverão desaparecer lentamente.
Lembre-se que nenhum resultado cirúrgico deve ser avaliado antes dos três meses da intervenção, considerando a redução do inchaço.


PERGUNTAS FREQUENTES:
Quantos anos vou rejuvenescer com o Lifting Facial?
Não é possível, através da cirurgia da face, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. O que a cirurgia pode proporcionar é a correção de defeitos que o envelhecimento propiciou, como retirada do excesso de pele e suspensão das estruturas da face, o que acaba por levar à um rejuvenescimento.
Como ficarão as cicatrizes? Desaparecerão?
A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro(a), em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar-se praticamente inaparente. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer.
Há risco nesta operação?
Raramente a cirurgia de rejuvenescimento facial determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente pode ocorrer imprevistos na evolução como hematoma, cicatriz hipertrófica ou quelóide (por predisposição do paciente), necrose (mais comum em fumantes), infecção.
Que tipo de anestesia é utilizada para a operação?
Tanto a anestesia geral quanto a local com sedação são utilizadas. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.
Quanto tempo demora o ato cirúrgico?
Depende muito da cirurgia (se incluirá pálpebras, fronte, pescoço) e da técnica usada. Pode demorar de 2 horas a até 6 horas. Sendo um procedimento cirúrgico, o tempo absoluto deixa de ter importância, pois, certos casos demandam maior desgaste de tempo em certas fases da cirurgia. O que importa é o resultado obtido e não o tempo de cirurgia.
São utilizados curativos?
Sim. Geralmente são utilizados curativos tipo “capacete”. O grande curativo é retirado em torno das primeiras 24 horas, podendo ficar apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais, após esse período.
Os olhos ficam ocluídos no pós-operatório?
Em geral não. Apenas recomendamos a aplicação de compressa de algodão embebido em água fria sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser removidas conforme o paciente o deseje. Isto diminui a intensidade do edema (inchaço) pós-operatório sobre os olhos.
Há dor, no pós-operatório?
Muito raramente. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Ocasionalmente um ou outro caso poderá apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente sedada com analgésicos comum. Como no lifting facial há descolamento da pele, é comum uma insensibilidade transitória devido à lesão de nervos cutâneos. A sensibilidade costuma retornar gradativamente.
Quando são retirados os pontos?
A maioria dos pontos das pálpebras é removida após 72 horas. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 5 e 15 dias.
Quando poderá ser utilizada maquilagem?
Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 10° dia.
Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?
Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.
Como é a evolução pós-operatória do Lifting Facial?
Você não deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo ao tempo, que o seu organismo se encarregará de dissipar todos estes pequenos transtornos que, infalivelmente, chamarão a atenção de alguma pessoa estranha, que não se furtará à observação: “Houve alguma complicação? Será que isto vai desaparecer?” É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser a nós transmitida. Daremos esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.
Em tempo: Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório. Isto é passageiro e geralmente advém da “ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética da face deverá ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios. O resultado final só é alcançado após 6 meses.
Ícone Relógio
Horário Funcionamento
Segunda a Sexta-feira 08h às 18h
47 3351.3636
Av Primeiro de Maio, 62 – Centro - Brusque - SC
Dr. Laércio Cadore - Diretor Técnico Médico
CRM-SC 4656 / RQE 1524 / RQE 4113
Facebook Instagram Youtube